Benefícios da Adubação Orgânica em Gramados

Benefícios da Adubação Orgânica em Gramados

A adubação orgânica é uma alternativa ecológica e economicamente atrativa na produção e manutenção de gramados. Neste artigo, nós da Qually Grama, exploraremos os benefícios dessa prática, abordando suas implicações nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, melhorando a qualidade deste e mantendo a sustentabilidade dos sistemas produtivos no médio a longo prazo. Além disso, destacaremos como a adubação orgânica pode contribuir para um crescimento saudável da grama e reduzir custos de produção.

Propriedades Físicas da adubação no Solo

As melhorias nas propriedades do solo se devem principalmente pela presença da matéria orgânica, que pode ser introduzida por meio dessa adubação. Em relação às propriedades físicas do solo, a matéria orgânica melhora a agregação das partículas do solo, formando estruturas maiores. Desse modo, a agregação influencia diretamente no aumento da aeração, aumento da densidade do solo e a taxa de infiltração de água, que acarretará uma diminuição do escoamento superficial do solo (erosão), além da diminuição da resistência à penetração das raízes, permitindo assim um bom desenvolvimento radicular e maior eficiência na absorção de água e nutrientes.

Manutenção da Qualidade do Solo Após Colheita

No sistema produtivo de grama, é realizado antes da colheita a passagem de um rolo compactador, prática para facilitar a remoção da grama. Com isso, no corte da grama, a propriedade física é afetada pela compactação, prejudicando o desenvolvimento das raízes do próximo ciclo, devido à barreira física imposta ao seu crescimento. Dessa forma, a introdução da matéria orgânica por meio da adubação é uma alternativa que deve ser levada em consideração para minimizar esses efeitos.

Aumento da Retenção de Água

Outro fator importante no aspecto físico é que a matéria orgânica pode aumentar a retenção de água, ou seja, o solo mantém uma maior taxa de umidade ao longo do tempo. Algumas pesquisas mostram que a matéria orgânica do solo pode reter 20 vezes o seu peso em água, obtendo um “efeito esponja”, favorecendo a redução de estresses hídricos das plantas. A água é um dos elementos essenciais para o desenvolvimento adequado da grama, principalmente em sistema de produção. Entretanto, em determinados períodos de escassez de água, e que pode ser intensificada em determinadas localidades, sendo a necessidade do manejo da irrigação. Dessa maneira, com maior conteúdo de água retido no solo pela matéria orgânica, os custos de produção e/ou manutenção com a irrigação podem ser reduzidos.

Impacto Biológico Positivo

No aspecto biológico, a matéria orgânica pode promover os processos do solo por meio da manutenção do metabolismo energético, ou seja, com a introdução da matéria orgânica o sistema mantém uma diversidade de compostos orgânicos que servem como substrato para os microrganismos realizarem suas atividades, no qual a ciclagem de nutriente é uma das mais importantes atividades. Por consequência, também aumentará a população e a diversidade de microrganismos, melhorando o ambiente do solo, que pode ajudar a combater doenças e pragas no gramado.

Fonte Direta de Nutrientes

A matéria orgânica também é uma fonte direta de nutrientes, pois pode apresentar em sua composição macro e micronutrientes, que por meio da atividade de microrganismos ocorre a liberação pela decomposição, e por apresentar quantidades elevadas, os principais nutrientes presentes são o nitrogênio, fósforo e enxofre. Vale lembrar que, usualmente não se realiza fertilização de micronutrientes, apenas a aplicação de NPK, logo, os adubos orgânicos tornam-se uma importante fonte alternativa desses elementos para o gramado uma vez que o uso desses adubos, como uma complementação no manejo da adubação convencional, pode diminuir custos com fertilizantes nitrogenados comerciais.

Aprimoramento da Fertilidade do Solo

O desenvolvimento adequado do gramado requer manejo correto nutricional, demandando uma quantidade elevada de nitrogênio, nutriente que está diretamente relacionado com o crescimento. A eficiência da adubação nitrogenada para gramados pode ser aumentada com a utilização de fontes de liberação lenta, como a utilização de adubos orgânicos pela decomposição da matéria orgânica, podendo ocorrer crescimento mais uniforme, pois a rápida liberação de fontes solúveis, como a ureia comumente utilizada, pode causar crescimento acelerado e até mesmo queima das folhas, além da necessidade de roçadas mais frequentes, aumentando o custo de produção.

Alternativas Promissoras: Lodo de Esgoto Compostado

Um importante fator a ser considerado também, quando ocorre o corte de tapetes de grama, por exemplo, há uma remoção da porção mais fértil do solo, na camada superficial, que junto com parte da matéria orgânica são removidas com o tapete, o que prejudica a rebrota da grama da próxima safra, contudo, é de se esperar que a adição de adubo orgânico, superficialmente aumente o teor de matéria orgânica, melhorando as propriedades do solo. Além disso, a quantidade de matéria orgânica levada com o tapete pode melhorar o pegamento quando transportado, e reduzir o peso dos mesmos, e uma vez que os tapetes apresentam menor massa tem uma redução nos custos de transporte, pois consegue-se levar maior número de tapetes com a mesma carga.

Considerações sobre o Uso da Adubação Orgânica em Gramados

Os adubos orgânicos utilizados podem ser de origem vegetal ou animal. O de origem animal mais conhecido é o esterco, que é formado por excrementos sólidos e líquidos dos animais e pode estar misturado com restos vegetais. Já para os adubos de origem vegetais é grande a quantidade de restos vegetais remanescentes de safras anteriores e podem ser produzidos pelo homem por meio da compostagem. Sendo que, o processo de compostagem é técnico que consiste decomposição controlada dos resíduos orgânicos, promovendo a bioconversão desses resíduos em um produto final estabilizado com qualidade que permite no uso agrícola.

Umas das alternativas que vem sendo estudada em áreas de produção de grama, e demostrando ótimos resultados, é a aplicação de lodo de esgoto compostado, sendo este, um resíduo semissólido originado do tratamento resultante dos esgotos ou das águas servidas, cuja composição é predominantemente orgânica. O lodo de esgoto compostado apresenta nutrientes em sua composição, que pode promover a manutenção da fertilidade do solo.

Por fim, além de todos benefícios que o adubo orgânico proporciona no solo e para grama, a escolha do uso e a dose aplicada dependerá de outros fatores como: origem do adubo, composição de nutrientes, qualidade do produto, análise de solo, o custo do transporte, finalidade do gramado (sistema de produção ornamental ou esportivo, área paisagística, área esportiva) e disponibilidade no mercado, assim sendo, é de total importância buscar a orientação de um profissional para realizar de maneira adequada o manejo da adubação orgânica do gramado.

Veja mais

Grama

Grama como é o seu crescimento no solo

As gramas pertencem a família das gramíneas que são compostas por mais de 10.000 diferentes espécies de gramas, e a “forma” como os gramados crescem no solo, definem caraterísticas importantes para cada gramado. Esse tipo

Leia mais »

Alerta de golpe

Atenção, alertamos que há pessoas se passando por vendedores da Qually Grama e cometendo o crime de estelionato, tomem cuidado!

Fique atendo e só entre em contato pelos nossos canais oficiais: @QuallyGrama