Grama como é o seu crescimento no solo

Grama como é o seu crescimento no solo

As gramas pertencem a família das gramíneas que são compostas por mais de 10.000 diferentes espécies de gramas, e a “forma” como os gramados crescem no solo, definem caraterísticas importantes para cada gramado. Esse tipo desenvolvimento é chamado de “hábito de crescimento”, e é um caráter morfológico que é determinado nas gramíneas pelo crescimento do colmo (forma como é chamado o caule). O tipo de crescimento do gramado é que determina se uma grama é mais ou menos resistente em algumas situações, como uso para jogos, pisoteio, contenção do solo em taludes, sistema de produção em fazendas, etc. São quatro diferentes hábitos que são encontrados nos gramados:

Gramas com Crescimento Estolonífero

Estolonífero: As gramas de crescimento estolonífero, o caule cresce a partir de estolões que são superficiais (estão acima do solo), e por isso conferem baixa tolerância ao pisoteio, não possuindo alta capacidade de suportar o tráfego intenso, uma vez que essa carga pode danificar essas estruturas facilmente. Entretanto, isso não quer dizer que a grama não possa ser “pisada”, o que não pode ocorrer é um caminho constante no mesmo local. Assim, essas espécies podem ser utilizadas em locais com baixo/médio tráfego de pessoas, como praças e parques (que já tem caminhos definidos e as pessoas não vão caminhar pela grama). Gramas com crescimento estolonífero mais conhecidas são a: grama São Carlos e a grama Santo Agostinho.

Gramas com Crescimento Rizomatoso

Rizomatoso: As gramas de crescimento rizomatoso a base de desenvolvimento ocorre a partir de rizomas subsuperficiais, ou seja, o colmo é enterrado ao solo, e isso confere boa tolerância ao pisoteio e grande capacidade de regeneração, principalmente se a injuria for causada por tráfego excessivo. Isso ocorre devido ao fato dos rizomas, estarem enterrados no solo, e assim, eles ficam protegidos de danos mecânicos diretos. A grama mais conhecida com esse tipo de crescimento é a grama Batatais, contudo, essa espécie tem pouca produção no Brasil, e a maior parte provém do extrativismo.

Gramas com o Crescimento Rizomatoso e Estolonífero

Rizomatoso e estolonífero: São as gramas que apresentam os dois tipos de crescimento simultâneos (rizomatoso e estolonífero), ou seja, seu desenvolvimento é ao mesmo tempo com rizomas subsuperficiais e estolões superficiais, e isso confere a esses gramados maior tolerância ao desgaste dentre todas as espécies de gramas, e formam excelentes tapetes quando ceifadas em uma área de produção, devido ao perfeito entrelaçamento dessas estruturas. São essas gramas as utilizadas para locais com alto tráfego de pessoas, superfície de jogos, contenção de talutes, etc. As espécies mais conhecidas com esse tipo de crescimento são a: grama Esmeralda e a grama Bermudas.

Gramas com Crescimento Cespitoso

Cespitoso: Nesse tipo de crescimento, as gramas crescem de maneira aglomerada, formando uma touceira (ou uma espécie de cacho). Esses gramados geralmente são propagados por sementes e não tem crescimento lateral, ou seja, eles não “caminham” ao longo de uma área gramada, sendo necessário várias sementes de grama para formar uma área mais densa. Todas as espécies de grama com esse tipo de crescimento são de clima frio, sendo geralmente utilizadas no Brasil, para a técnica de overseeding. A grama mais conhecida com esse tipo de crescimento é a grama Ryegrass.

É importante destacar que o tipo de crescimento das gramas implica diretamente no sistema de produção em fazendas, pois gramas com crescimento rizomatoso e rizomatoso-estolonífero, podem ser colhidas em área total, visto que após a colheita, os rizomas são capazes de rebrotar e cobrir novamente o solo. Já espécies apenas estoloníferas, no momento da colheita tem-se a necessidade de deixar faixas laterais para que ocorra a formação do novo tapete (se espalhando lateralmente).

Veja mais

Grama

Grama como é o seu crescimento no solo

As gramas pertencem a família das gramíneas que são compostas por mais de 10.000 diferentes espécies de gramas, e a “forma” como os gramados crescem no solo, definem caraterísticas importantes para cada gramado. Esse tipo

Leia mais »

Alerta de golpe

Atenção, alertamos que há pessoas se passando por vendedores da Qually Grama e cometendo o crime de estelionato, tomem cuidado!

Fique atendo e só entre em contato pelos nossos canais oficiais: @QuallyGrama