https://quallygrama.com.br

Grama e suas diferentes Espécies e Variedades – uso e aplicação

Grama e suas diferentes Espécies e Variedades – uso e aplicação

A utilização de gramas ornamentais tem crescido muito nos últimos anos no Brasil e em muitos outros países. Os gramados podem proporcionar não apenas um embelezamento das áreas onde são utilizados, mas podem oferecer muitas outras vantagens e benefícios. Entre alguns exemplos, podemos citar:

  • Redução da temperatura: solo ou concreto são muito mais quentes do que um gramado, nossos pés descalços sabem disso. Pesquisas indicam que o gramado de apenas uma casa tem o efeito de duas unidades de ar condicionado;
  • Produção de oxigênio: estudos mostram que um gramado de apenas 250 m² libera oxigênio suficiente para uma família de 4 pessoas;
  • Redução de poluição, retendo partículas de pó e sequestrando carbono do ar;
  • Filtra e purifica a água através das raízes.

Em outras palavras, os gramados não são apenas bonitos, mas também desempenham um papel fundamental no meio ambiente. E você sabia que existem diversos tipos de gramas disponíveis no mercado? E a pergunta que surge é: Qual tipo de grama é mais adequado para minha situação ou necessidades específicas? Devo usar a mesma grama que é usada em campos de futebol no meu jardim?

Para responder a essa pergunta, é essencial compreender os diferentes tipos de gramas disponíveis e qual deles é mais adequado para cada situação. Em primeiro lugar, é importante destacar que existem várias espécies de gramas, e dentro de cada espécie, há diferentes variedades. Para simplificar, podemos fazer uma analogia: uma espécie de grama seria equivalente a um fabricante de carros, enquanto as variedades de grama seriam os diversos modelos de carros que esse fabricante oferece.

Quais são as principais gramas no Brasil:

As principais espécies de grama no existem no Brasil incluem:

  • Grama Esmeralda (Zoysias)
  • Grama São Carlos
  • Grama Bermudas
  • Grama Batatais

Agora vamos ver em mais detalhes as especificações de cada uma delas:

Gramas Zoysias (Grama Esmeralda):

As Gramas Zoysias precisamos subdividir em duas: as Zoysias de folha fina e as Zoysias de folha larga. As Zoysias de folha fina são mais indicadas para gramados ornamentais, pois apresentam mais tolerância ao sombreamento e à seca em comparação com a folha larga, além de um crescimento mais lento. As gramas Zoysias também têm boa tolerância ao pisoteio. Algumas das variedades oferecidas no Brasil incluem: Grama Innovation Zoysia, Grama Geo Zoysia e Grama Zeon Zoysia. Por outro lado, as variedades de folha mais largas crescem mais rapidamente, mas não apresentam a mesma tolerância à sombra e à seca. A Grama Esmeralda e a Imperial são exemplos de gramas Zoysias de folha larga. Além disso, em breve, serão lançados Zoysias com largura de folha distribuída, que são gramas mais modernos, requerem pouca água e têm baixa necessidade de manutenção.

De maneira geral, as Zoysias podem ser usadas em gramados residenciais, parques e áreas industriais que ficam expostas ao pleno sol ou com sombra moderada.

Grama São Carlos:

A grama São Carlos é nativa do sul do Brasil. Possui folhas largas e excelente tolerância ao sombreamento, tornando-a uma escolha ideal para áreas com sombra. No entanto, a grama São Carlos não tem uma resistência tão grande quanto ao pisoteio, portanto, não deve ser usada em áreas de tráfego intensivo. As opções de variedades são limitadas, com apenas a variedade São Carlos Comum e São Carlos Plus.

Grama Bermudas:

As diversas variedades de grama das Bermudas têm como principal característica o rápido crescimento, tanto na vertical quanto na horizontal, e a alta tolerância ao pisoteio. São por essas razões que são mais utilizadas em gramados esportivos, como campos de futebol e golfe. No entanto, devido a esse crescimento rápido, demanda de mais manutenção, especialmente em relação à poda e adubação. Como rapidamente cresce, a poda precisa ser realizada com maior frequência em comparação com outras variedades de grama já mencionadas. Os campos de futebol favorecem as gramas Bermudas porque elas se recuperam rapidamente dos danos causados ​​pelo pisoteio. No entanto, os gramas Bermudas não toleram bem a sombra, embora existam algumas discussões, como a variedade Bermudas Celebration, que demonstram uma tolerância maior sombreamento comparado a outras gramas Bermudas. Outras variedades incluem a: Grama Latitude 36, Grama North Bridge, Grama Sunday e Grama TifEagle. Vale mencionar que essas duas últimas são gramas ultradwarfs (anãs) com folhas muito pequenas, permitindo uma poda muito baixa (2 a 5 mm), sendo utilizadas principalmente em greens de campos de golfe.

Grama Batatais:

Outra espécie nativa do Brasil e muito bem adaptada ao nosso solo é a grama Batatais. Usa pouca água, mas tem baixa resistência ao pisoteio e ao sombreamento. A grama Batatais não forma bons tapetes e por isso era colhida de forma manual e ilegal a partir de áreas irregulares. Seu uso e produção passou a ser proibido no Brasil, a fim de evitar danos de erosão nas áreas onde eram extraídas. Existem novas variedades de Batatais sendo desenvolvidas pela Embrapa e que brevemente estarão disponíveis no mercado. Estas novas variedades apresentam tapetes de melhor qualidade, possibilitando serem produzidos sem causar danos ao solo. As gramas Batatais são mais indicadas para extensas áreas, requerendo baixa manutenção. Estas gramas normalmente produzem uma inflorescência muito alta e característica (um “V”), o que não é esteticamente apreciado e valorizado, ou seja: as inflorescências dão um visual negativo aos gramados de gramas Batatais e também é um grama que pode causar cosseira e por isso sua procura é bem baixa.

E agora qual grama realmente posso escolher para o meu projeto?

É importante escolher a grama mais indicada para sua situação. Obtenha mais detalhes sobre as variedades junto ao seu produtor de grama ou empresa especializada em gramados. Depois disso, é só curtir com a família e os amigos e curtir o seu gramado, que fará toda a diferença na sua residência sem conta que o meio ambiente também agradece.

Veja mais

Grama

Grama como é o seu crescimento no solo

As gramas pertencem a família das gramíneas que são compostas por mais de 10.000 diferentes espécies de gramas, e a “forma” como os gramados crescem no solo, definem caraterísticas importantes para cada gramado. Esse tipo

Leia mais »
Garanta sua grama!